A palavra equinócio vem do latim aequus (igual) e nox (noite), ou seja, quando dia e noite tem a mesma duração. Existem dois pontos na órbita da Terra ao redor do Sol onde isto acontece, Equinócio de Outono e Equinócio de Primavera.
O que faz as estações do ano é o ângulo de incidência da luz solar sobre a superfície da Terra, nos pontos de equinócio e solstício. Nos equinócios o ângulo é o mesmo nos dois hemisférios.
Civilizações muito antigas, muitos anos antes de Cristo já conheciam estes pontos e nortearam a maioria de seus templos pelo Equinócio de Primavera, que na realidade é o mesmo ponto para o Equinócio de Outono. O que muda é a estação do ano para os diferentes hemisférios, assim enquanto acontece o Equinócio de Outono aqui no hemisfério Sul, nos levando em direção ao Inverno, no hemisfério Norte temos o Equinócio de Primavera, levando-os em direção ao Verão.
Bem, você aprendeu sobre isto na escola, em suas leituras que vieram de anos de observação e medidas e compreensão científica dos movimentos da Terra e do Sol. Mas você já perguntou como civilizações milhares de anos antes da era cristã sabiam disto? Não?
Bom, se tivéssemos o hábito e a oportunidade de observar mais atentamente o céu e o nascer do Sol, saberíamos também!
Veja na figura abaixo. Um observador na Terra vai observar, ao longo do ano, o Sol nascer em diferentes pontos do horizonte. Nos Solstícios (Inverno ou Verão) ele atinge o ponto de maior afastamento, que é de 23,5°, norte e sul. Nos Equinócios o Sol nasce exatamente no ponto cardeal Leste (claro isto no dia exato do equinócio).
Então temos um movimento anual que faz com que a cada dia o Sol anuncie o alvorecer em nova posição. Nada se repete no Universo.
Aproveite e celebre o dia em que os tempos serão iguais, noite e dia. Celebre o nascer do Sol no exato Leste. Celebre que a partir de agora os dias serão mais curtos em relação às noites abrindo mais espaço para o recolhimento e reflexão.
Quando?
Em 20 de Março de 2013 as 8h02.
Outono é época de colheita! O que colheremos? O que plantamos?
Que seus dias sejam tão dourados quanto a vestimenta da Natureza!
Deixe uma resposta