Martin Pugh, que reside na Australia, obteve esta belíssima imagem trabalhando durante duas semanas totalizando 10h de exposição com seu telescópio.
Para conseguir “ver” o Universo desta maneira não é fácil não. É como um lindo e misterioso conhecimento que só se revela para quem realmente busca!
Esta nebulosa (NGC 2736) situa-se a 800 anos luz de distancia e possui 5 anos luz de extensão. Pode ser vista aqui no hemisfério sul porque faz parte da supernova Vela. Uma supernova é uma estrela que explode ejetando a maior parte de sua atmosfera ao espaço.
Agora vejam isto e pensem que se trata de parte do que foi uma vez uma estrela e que este gás vai com certeza gerar algum tipo de vida porque é rico em elementos químicos.
Em outro momento vou falar sobre a nebulosa da Vela, acompanhe!
O que estamos vendo é material gasoso, uma onda de choque, de perfil em relação a nós, viajando à incrível velocidade de 500.000 km/h! E quando olhamos para o céu à noite, nos vem uma sensação de calma e imaginamos como se tudo estivesse parado ……
As regiões que aparecem em vermelho e azul, marcam a presença de átomos de hidrogênio e oxigênio.
O melhor de tudo é que ela está nos céus. Não que você vá ver a nebulosa, mas dá para olhar o céu e saber que ela está ali. Veja o esquema abaixo, um mapa do céu por volta das 20h e veja como é fácil localizar Vela, a partir do Cruzeiro do Sul.
No outro mapa você terá uma ideia melhor de exatamente que posição estará a nebulosa.
Não deixe de ver o vídeo abaixo. Muito bom! Uma viagem incrível!!!!! Sente, respire fundo, focalize na imagem e sinta-se mergulhando na Via Láctea! Boa viagem!
http://www.space.com/17550-celestial-tribute-to-quidditch-nebula-resembles-witch-s-broom-video.html
Deixe uma resposta